Escrito por Deborah Valério
Queridas bailarinas, professoras, alunas e leigos... leiam… reflitam e perdoem a sinceridade!
Tanto na vida profissional quanto pessoal de cada ser humano devem existir valores que nunca podem se ausentar do seu comportamento, estejam onde estiver, seja quem for…Pessoas em diferentes partes do mundo estão perdendo valores e bom senso ; mas o que venho discutir e refletir com vocês é o que não se pode perder uma bellydancer ou bailarina de dança árabe. Dentro e fora do palco as bailarinas deveriam se preocupar em manter um comportamento com integridade, caráter e simpatia. Como qualquer bom profissional, em qualquer área.
Assim como alunas e professora deveriam manter um comportamento honesto e honrado, que define e valoriza a sua personalidade.Algumas situações nos fazem questionar a pratica de ética e valores dentro da dança árabe no Brasil hoje…. Vamos refletir alguns deles???
1 – Coreografia criada por outras pessoas
O bailarino pode usar como inspiração uma coreografia que viu na internet ou aprendeu num workshop, até mesmo em sala de aula, desde que dê o crédito ao verdadeiro criador intelectual da obra, Ao longo do meu convívio com o mundo da dança do árabe, tenho visto bailarinos interpretando cópias, sem ao menos ter a capacidade de argumentar que não são coreografias de sua criação, aproveitando o desconhecimento da platéia !!!
2 – Perda de interesse em aprender, querer só ganhar
Muitas imaginam que a dança árabe é uma empresa capaz de gerar milhares de reais para sua conta, e muitas imaginam possível mover mundos de dinheiro neste meio. Escolas e professoras não mais ensinam, apenas visam lucro e exploração – Vejo falha no ensino da técnica, da interpretação, e mais,professoras substituindo todo o ensino básico e ensinando apenas coreografias, produzindo robôs dentro de salas de aulas ,iludindo leigas que buscaram um dia AULAS , para APRENDER dança árabe.
3- Workshops/ Aulões
Muitos alunos e profissionais tem tido a maior decepção quando se inscrevem em works, aulões e afins… Ao invés de passarem ensinamento, técnica e experiência ( que seja o básico mas bem executado) “profissionais” simplesmente substituem a aula prática por um coreografia pré montada , por vezes já repetida em outros lugares, ou pior, usam da aula para se GABAR da trajetória que tiveram como bailarinos e usam das horas de aula para massagearem seus egos!! E para agravar cobram HORRORES por esta ILUSÃO de aprendizado. Salvo exceções, claro!
4 – Venda de desnecessário
É muito comum, pelo menos, na América Latina onde se desencadeou uma febre de dança do ventre, ver exploração dentro da maioria das escolas; que usam deste mercado para se auto promover, auto valorizar e vender e impor compras desnecessárias com valores muitas vezes abusivos.
5 – A concorrência desleal
Com o crescimento das redes sociais e outras facilidades virtuais, vejo que algumas pessoas bombardeiam alunas de outras escolas e concorrentes com publicidade de suas instituições e outros. Muitas disputam alunas difamando outras professoras, criticando metodologias e cobrando mensalidades baixíssimas , fazendo uma concorrência mais do que desleal. Claro,todos são livres para fazer escolhas, e estas escolhas são baseadas em diversos fatores,mas eu vejo uma falta de respeito sendo usado como meio de obter alunas, através de comportamento ilícito e falta de ética.
6 – Pregação sem seguir o exemplo
Muitas vezes vemos na internet uma série de vídeos e apresentações que nos fazem questionar a diferença entre um bailarino profissional e o amador. Hoje é muito comum ver pessoas com pouquíssima experiência, sem estudos e conhecimento , qualificar-se “profissionais” ; e pior; muitas vezes mostram esta arte para leigos, e acaba sendo tratado como tal.
Talvez para muitos isso é algo que não traz qualquer inconveniente, mas interferem diretamente na vida pessoal e profissional do bailarino.
7- Difamação e calúnia
Algo cruel, mas que esta muito presente em nosso meio. Profissionais de todos os níveis expõem para terceiros(alunas, colegas de dança..) problemas pessoais difamando outras professoras/bailarinas ,com isso difamando reputações . Na maioria das vezes o estimulo para tal atitude é simplesmente o sentimento de inveja e ciúme. Muitas bailarinas que não alcançaram o objetivo na carreira escolhem denegrir outras,muitas não aceitam outros estilos e metodologias e desencadeiam uma corrente de críticas, fofocas e calúnias .Pior ainda são profissionais que incentivam alunas e leigos a difamarem grandes profissionais sem nenhuma base cultural e ética. No nosso meio, este tópico já ultrapassou qualquer linha entre critica/respeito. É preciso respeito urgente…
Publicado originalmente em
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.