domingo, 9 de setembro de 2012

Aida Bogomolova - Um esplendor no palco!

Texto extraído do site de Aida e traduzido por Roberta Prado Alves.



Aida Bogomolova nasceu na cidade de Khabarovsk, no Extremo Oriente. Ela tem dançado desde infância. Quando tinha seis anos, ela se impressionou pela dança Indiana e estreou quando tinha dez anos. Ela tem feito parte de diferentes contextos de danças e tem participado de programas da TV local.


Quando tinha dezessete, Aida foi convidada pelo teatro “Miniaturas Cênicas”, onde trabalhou por um longo tempo como dançarina solo e realizou apresentações em muitas cidades da região: Krasnoyarsk, Chita, Tomsk, Omsk, e outras cidades da Rússia.  No repertório, Aida apresentou dança Indiana (bollywood) e danças orientais, trabalhou junto com Faquir.
Quando tinha dezenove, Aida entrou “Pacific National University”, onde fundou sua propria escola de dança oriental. No começo de 2000 até 2007, a escola “Aida” ganhou muitos prêmios nos contextos de dança da região de Khabarovsk. Em 2006 a escola “Ainda” ganhou o primeiro premio com a denominação “Oriental” em All-Russian Festival “Student’s  Spring 2006”.  Aida era produtora e coreografa na sua escola bem como dançarina de solo e desenhista de roupas para shows.


Em 2004 realizava visitas regulares a workshops em Moscou, com algumas famosas coreografas de danças do ventre Russas e Egípcias: Tito, Yousri Sharif, Aida Nour, Tatyana Fedyayeva (Nour), Marianna Smirnova-Seslavinskaya, Farida Fahmi, Saida, Zaina e algumas outras.
Há muito tempo, ela mora em duas cidades Khabarovsk e Moscou. Moscou tem dado novas oportunidades de rever e desenvolver talentos, aprender informações mais importantes sobre dança e criar seu primeiro projeto fabuloso.  Khabarovsk é sua terra natal, onde tem sido entrevistada com frequência pelo jornal local e TV masculina.
Em 2007 Aida decidiu se mudar para Moscou. Ela estava envolvida com alguns projetos de shows e realizou apresentações com o coral da Turquia, Ishtar Alabina, Sergey Zhukov.
Em 2008 Aida participou do Festival Internacional de Dança Oriental, onde recebeu o segundo prêmio com a nomeação “Profissionais”.
Em Maio de 2009, recebeu o primeiro prêmio no contexto organizado por Irina Popova, no Centro de Dança Oriental. O contexto aconteceu para profissionais e a orquestra mundialmente conhecida do Líbano foi convidada.


Em Outubro de 2009 ela ganhou o primeiro premio no Quarto Festival da Montagem (ou Assembleia) Oriental em Moscou com assistência das Associações Internacionais de atores egípcios com a nomeação “Profissionais”.
Em 20 de maio de 2010, Festival Internacional de Dança Oriental “Tariq El – Nougoum”, com a nomeação “Raks Al - Sharqi Profissionais”, primeiro lugar.
O segundo Festival Internacional  “Tariq El – Nougoum”, Maio 12 - 15, 2011.

SITE DE AIDA BOGOMOLOVA - www.aida.ge

Um comentário:

Raqs El Shark - Encontro das Estrelas disse...

A Aida Bogomolova stara no Brasil em março

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Porque você deve dançar...

Porque você deve dançar...