quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Dança do Ventre no Egito

Os egípcios mais tradicionais, abominam a dança do ventre profissional em seu país. As danças acontecem, em pontos turísticos como os hotéis cinco estrelas e os barcos que passeiam pelo Nilo. 

A egípcia dança desde pequena, passa de geração para geração, porém esta arte está viva no sangue delas.  Tem uma graça peculiar e charmosa. Entretanto não fazem apresentam em público, fora de festas da própria família.  

As crenças abominam que uma mulher casada se apresente, mostrando o corpo para o grande público. Porém, admiram as bailarinas de sucesso e vibram quando o show é bonito.  Só os maridos podem ver suas esposas por baixo dos véus e algumas   chegam a expor apenas os olhos. Há muitos véus pois, a maioria, segue os costumes muçulmanos.  

Dina, em seus shows é acompanhada de 25 músicos no palco.  Seus movimentos exatos, marcam as músicas onde ela leva a plateia ao delírio. Dina põe trajes que são um tanto ousados, até para os mais modernos. É também a única que permitem que use trajes desse tipo ao dançar, porque a consideram uma deusa. Em seus encerramentos lança giros fantásticos.

Os egípcios valorizam muito as bailarinas lá do passado, as que traduzem o estilo clássico. Sendo que Souher Zaki é reverenciada em todo o país.  Mesmo os grandes professores a respeitam como uma imortal. 

Adoram Tahia Carioca, enquanto Fifi Abdo, alguns amam e outros detestam.  

Existem barcos que cruzam o Nilo todas as noites, neles há apresentações de bailarinas.  Não são grandes apresentações, apenas um entretenimento enquanto o pessoal faz seu jantar no cruzeiro.  Um passeio para apreciar a noite no Cairo. Sonho maravilhoso e inesquecível.

O padrão de beleza do Egito exalta a mulher com mais "curvas".  A maioria das bailarinas egípcias, e também as européias, não encontram-se no peso normalmente exigido pelos padrões do ocidente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Porque você deve dançar...

Porque você deve dançar...